quinta-feira, 25 de março de 2010

Anunciação

«Tous les temps sont donc à l'oeuvre dans le moment de l'Annonciation»
---
Didi-Hunerman.

Pinturas de Fra Angelico, Anunciação (Convento de São Marcos, Florença).
---
São várias as razões deste post... O meu tema preferido na Arte é o da Anunciação. Fico fascinada com todas as suas variantes, com todos os significados e também com a imagem do anjo Gabriel. Depois, hoje é dia 25 de Março, dia da Anunciação. Passa-se na Primavera, daí as flores no jardim.
Por outro lado, a escolha destas imagens em particular, tem a ver com um dos momentos mais mágicos da minha vida que foi a visita ao Convento di San Marco, em Florença. A beleza das celas, todas de uma sobriedade tocante, apenas decoradas (se assim se pode dizer) com frescos de Fra Angelico, marcou-me profundamente.
A escolha da frase, do livro de Didi-Heberman sobre Fra Angelico, também não é inocente: é um dos meus livros preferidos.
Por fim, não talvez por acaso, no dia do meu casamento, a música do "bolo de noiva" foi «My Angel Gabriel» dos Lamb. E esse foi um dos três momentos ainda mais mágicos da minha vida, contando com o nascimento dos meus dois filhos.

2 comentários:

ana disse...

Este seu post está lindíssimo!
A estética da aproximação da imagem, Fra Angélico que adoro, o tema que também é um dos meus preferidos, embora ache beleza na paixão, obrigada por esta beleza.

Margarida Elias disse...

Obrigada Ana! Só agora vi o seu comentário, desculpe. Bjns! :)