segunda-feira, 8 de março de 2010

No dia da mulher...

Pintura de Artemisia Gentileschi, Auto-Retrato como Alegoria da Pintura (1630, Royal Collection, Londres).
---
Muito embora eu não seja nada feminista - acredito que igualdade é igualdade de direitos e deveres, tendo em consideração as diferenças naturais e óbvias - gosto que haja um dia da mulher.
Decidi utiliza-lo para meditar em mulheres que admiro na História, tentando encontrar pelo menos sete - Do dia da mulher irei fazer uma semana da mulher.
Esta é a primeira. A História da Arte está cheia de homens, tendo havido excelentes pintoras que ficaram um pouco esquecidas. 
Artemisia Gentileschi (1597-1651) era filha de um pintor, Orazio Gentileschi, tendo sido uma das mais importantes representantes da pintura tenebrista barroca, influenciada por Caravaggio.
Este auto-retrato é lindíssimo, notável em vários aspectos. Gosto da pose, que mostra o rosto, mas em escorço (ela não se poderia ver assim ao espelho...).  É também interessante a maneira como ela se concentra na pintura que está a fazer, ainda no começo, a qual ocupa quase metade do quadro, como se ela  pudesse emergir da própria obra que está a criar.
---
Margarida Elias.

1 comentário:

ana disse...

Tem razão é lindíssimo.
Obrigada vou aprender a conhecer as mulheres na pintura. Conheço algumas mas são do século XX. Pelo menos, não me lembro de nenhuma nos séculos anteriores, talvez conheça.
Bom dia da mulher