sábado, 8 de maio de 2010

Senhora ao Piano

 
Gravura de Columbano Bordalo Pinheiro, Horas de Estudo (1878, xilogravura de Severini feita a partir de desenho;  reprodução de O Ocidente de 15 de Julho de 1879).
---
Distracção
-
Se me quero distrahir
de algum novo desegano;
vou ao teu jardim ouvir
as vozes do teu piano.

tambem gosto de sentir
a tua voz de soprano,
ao fazer sobresahir
algum canto italiano,

Quando escuto esse lamento
de côro irlandez da Martha,
parece que o pensamento

d'este mundo se me aparta;
e no meu contentamento
digo á tristeza que parta!
---
Eugénio Sanches da Gama (1885).

4 comentários:

ana disse...

"Se me quero distrahir
de algum novo desegano;
vou ao teu jardim ouvir
as vozes do teu piano."

Belíssimo. Não conhecia este soneto. Agravura segue os pasos do poeta.
Boa noite! :)

ana disse...

Acima de tudo:
"digo a tristeza que parta"!
:):)

Sara disse...

Fez-me recordar um dos meus filmes preferidos: "O Piano", de Jane Campion. Também havia por lá uma senhora, surda-muda, mas que tocava divinamente.

ana disse...

"O Piano" é um filme que não se esquece por causa da beleza. Óptima associação.