sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Buarcos, barcos e barcas...

 João Vaz, Trecho da praia de Buarcos (Museu de Grão Vasco).
---
Pescador da barca bela,
Onde vais pescar com ela,
Que é tão bela,
Ó pescador?

Não vês que a última estrela
No céu nublado se vela?
Colhe a vela,
Ó pescador!

Deita o lanço com cautela,
Que a sereia canta bela ...
Mas cautela,
Ó pescador!

Não se enrede a rede nela,
Que perdido é remo e vela
Só de vê-la,
Ó pescador.

Pescador da barca bela,
Inda é tempo, foge dela,
Foge dela,
Ó pescador!
---

7 comentários:

APS disse...

O quadro de João Vaz é muito bonito. E Buarcos traz-me boas recordações, longínquas, de umas férias em 1978. Por outro lado, dizem, que Sá de Miranda lá "pousou", quando veio de Itália (1526?) a pensar e poetar - teria lá família.

Margarida Elias disse...

Vou lá todos os anos, porque os meus sogros têm casa na Figueira. É uma "terra" bonita.

ana disse...

Margarida,
Gosto muito deste poema de Garrett. O quadro também.
Andei à procura de pintura portuguesa sobre a Arrábida mas não me lembrei de ninguém. Conhece algum?
Passeei por Carlos Reis, Keil mas não me lembrei de outros nomes. Será que Silva Porto tem alguma tela pintada no Portinho da Arrábida?

Presépio no Canal disse...

Margarida, podes dar aqui um pulinho?

Uma amiga Neerlandesa ( a Jacoba do Blog "Les Trois Jardins") pediu-me para ver esta entrada e perguntou-me se eu saberia a resposta a este misterio. Depois de ver, disse que nao, mas ia falar com duas historiadoras de Arte. Lembrei-me de ti e da Ana.

http://princesanadie.blogspot.com/2011/02/la-dama-del-unicornio.html

E interessante, nao e? :-)

Beijos e Bom Domingo!

PS: Tambem gosto muito da Figueira! :-)

Margarida Elias disse...

Ana: Não me lembro de nenhuma pintura. De uma pesquisa rápida, o que encontrei foi:
http://www.matrizpix.imc-ip.pt/MatrizPix/Fotografias/FotografiasListar.aspx?TIPOPESQ=2&NUMPAG=1&REGPAG=50&CRITERIO=arr%C3%A1bida

Bj!

Sara disse...

As minhas memórias associadas a barcos levam-me a Vila Praia de Âncora, cá pelo Norte. Ao tempo das férias, do sol, da água...

Bom Domingo, Margarida!

Margarida Elias disse...

Sara: Obrigada e bom Domingo!:)