sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Continuando com «A Bela e o Monstro»

Walter Crane (1874 - Link)
-
De acordo com a Wikipedia (Link), A Bela e o Monstro é um conto de fadas francês, escrito originalmente por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, em 1740, que se tornou mais conhecido na versão de 1756, escrita por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, publicada no Magasin des enfants, ou dialogues entre une sage gouvernante et plusieurs de ses élèves
-
Anne Anderson (Link)
-
Não irei contar esta história, sobejamente conhecida, mas é interessante nalguns pontos em comum com a história de Cupido e Psiche, nomeadamente do casamento de uma mulher bela com um monstro e este ser, na verdade, um príncipe muito belo. 
-
Errol le Cain (Link)
-
No caso do conto infantil ele estava apenas debaixo de um encantamento que se quebrou quando Bela aceitou casar com ele. Em ambas as histórias a mulher, Psiche / Bela, é castigada por seguir os conselhos das irmãs invejosas - no primeiro caso, desobedecendo à ordem de não procurar ver o rosto do suposto monstro; no segundo caso, não acatando o pedido de regressar depressa ao castelo, depois de uma visita às irmãs, e demorando tanto tempo que o monstro quase morre de desgosto.
-
Eleanor Vere Boyle (Link)
---

2 comentários:

ana disse...

Excelente a comparação do mito com a história infantil. Da mitologia para a escrita fantasiosa.
Uma maravilha de um post.
Parabéns, Margarida!:))

Margarida Elias disse...

Obrigada Ana! Adoro histórias infantis, populares e mitologia - assuntos que bem gostava de aprofundar, se um dia pudesse. Bjns!