sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O meu mito prefetido: Cupido e Psiche

Edward Burne-Jones, Psyche's wedding (1895, Royal Museums of Fine Arts of Belgium - Link)
-
A história é narrada no Asno de Ouro de Apuleio, que eu descobri há muito tempo no livro 15 Lendas da Mitologia (Verbo, 1972). Psiche era a mulher mais bela do mundo e invejada por Vénus. Num oráculo a deusa ordenava que ela fosse levada ao topo de uma montanha, onde se deveria casar com um monstro. Cupido, filho de Vénus, fora enviado para matá-la, mas apaixonou-se por ela e escondeu-a no seu castelo. Nesse castelo foi ordenado a Psiche que nunca tentasse ver o rosto do seu marido, o qual ia ter com ela durante a noite. As irmãs de Psiche convenceram-na a ver o rosto do marido e ela, durante a noite, conseguiu vê-lo com o auxílio de uma vela. Cupido acordou irado e Psiche foi banida do castelo, oferecendo-se como escrava no templo de Vénus. A deusa, vingativa, deu-lhe tarefas impossíveis, uma das quais a deixou à beira da morte. Para a salvar, Cupido implorou a Júpiter que a tornasse imortal e os dois voltaram a unir-se, desta vez para sempre.
---
Wkipedia - Link
---
Aprecio muito desta história e julgo que tem semelhanças interessantes com duas histórias populares infantis: A Bela e o Monstro e Príncipe Urso Doce de Laranja. Para ajudar à minha simpatia por este mito, em minha casa existia uma miniatura da escultura de Canova, que era uma das minhas predilecções.

(Link)

Sem comentários: