domingo, 1 de setembro de 2013

Nomes

No Arpose li um post sobre nomes e lembrei-me desta anedota que se contava em casa da minha avó. Não me recordo bem de todos os detalhes, mas aqui vai:

Estava uma família, constituída por um casal e dois filhos, em casa junto à lareira. Nessa noite fora visitá-los o noivo da filha. O pai da menina, achando que eles tinham todos nomes muito feios, ordenou que não se dissessem os nomes de ninguém, para não assustar o pretendente. 

A certa altura, a menina quase que se queima na lareira e o irmão diz-lhe:
- Ó Marisa, olha as fraldas da camisa!
A filha, zangada, vira-se para a mãe:
- Ó minha mãe Marinês, olha o Pilhatrês!
O pai furioso, exclama:
- Pelas barbas de Sardãopãopão, vocês mas pagarão!
E o noivo, por fim, levanta-se e diz humildemente:
- Numa casa com nomes tão bonitos, não é aqui que fica o Massaricocotes.
---
Nota pessoal: por aqui se vê como os gostos de nomes mudam, porque se antigamente Marisa era visto como um nome feio, hoje em dia é bastante comum. Modas...

5 comentários:

APS disse...

Uma maravilha!
Gostei imenso da história e fartei-me de rir.
Um bom domingo, bem disposto!

ana disse...

Margarida,
fez-me rir. :))
Desconhecia a anedota.
Há nomes mais bonitos e outros mais feios, como em tudo. Às vezes é a falta de hábito por não terem a ver com a nossa tradição.
Gosto muito de Margarida, tenho na família, algumas. :))
Beijinho. :))

Margarida Elias disse...

Obrigada aos dois. Na casa da minha avó contavam-se muitas anedotas engraçadas - algumas, hoje, seriam consideradas politicamente incorrectas... outras lembro-me mal.

Presépio no Canal disse...

:-))) Muito engraçada. E passa às políticamente incorrectas, por favor! Rir é o melhor remédio e tristezas não pagam dívidas. ;-) Venham daí, portanto. É que, agora, deixaste-me curiosa...;-))
Beijinhos!

Margarida Elias disse...

A ver se arranjo coragem... :) Bjns!