segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

2 Dias para o Natal - O Bacalhau

Segundo o que pesquisei, nomeadamente pela internet, o bacalhau é um alimento do Norte da Europa, e há quem diga que foram os Vikings que primeiro o introduziram em Portugal. Num blogue, encontrei um artigo sobre a história de pescar e comer o bacalhau (link) e há artigos da Wikipedia, que confirmam a antiga tradição portuguesa de comer este peixe.
No Natal, é tradicional comê-lo, sobretudo na consoada. O mais habitual é o "bacalhau com todos" (que ainda é o meu preferido), mas também vão surgindo variações, nomeadamente do "bacalhau com natas". Das 1001 maneiras de cozinhar o bacalhau, aprecio também o bacalhau com migas de broa, o bacalhau à lagareiro com batatas "a murro" e o bacalhau no forno com camarão (creio que é uma versão melhorada do bacalhau com natas).
Fica ainda uma frase de Miguel Esteves Cardoso, a que achei piada:
«Os melhores petiscos são aqueles que não podem ser comprados - por muito dinheiro ou amor que se tenha - mas somente adquiridos por ter nascido e vivido num determinado lugar; por ser filho, sobrinho ou compadre de determinadas pessoas.» (link)
-
A Still Life With A Mackerel, A Salmon-Trout, A Cod, A Lobster, A Crab, An Eel Together With Other Fish In A Basket, All On A Ledge With Shell-Fish (Link)
-
(Link)
-
Maria Campos, Natal na Beira Baixa (Museu Francisco Tavares Proença Júnior - Link)
-
João Vaz de Carvalho (Link)
-
Por fim, uma receita em BD de pastéis de bacalhau, in Fernanda Matos e Silva, Vamos Cozinhar, Lisboa, Edições Excelsior (desenhos de Maria Emília Matos e Silva)

Sem comentários: