quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Dia de Natal - O Menino Jesus

Círculo de Gérard David, Nossa Senhora em Glória, Políptico da Vida da Virgem - Pormenor do Menino Jesus (1490-1500, Museu de Évora - Link)
-
Dia de Natal

Hoje é dia de Natal
Mas o Menino Jesus
Nem sequer tem uma cama,
Dorme na palha onde o pus.

Recebi cinco binquedos
Mais um casaco comprido.
Pobre Menino Jesus,
Faz anos e está despido.

Comi bacalhau e bolos,
Peru, pinhões e pudim.
Só ele não comeu nada
Do que me deram a mim.

Os reis de longe lhe trazem
Tesouro, incenso e mirra.
Se me dessem tais presentes,
Eu cá fazia uma birra.

Às escondidas de todos
Vou pegar-lhe pela mão
E sentá-lo no meu colo
Para ver televisão.
-
 Luísa Ducla Soares (Link)
-
António de Holanda (atribuído), Horas da Virgem - Natividade (1517-1551, Museu Nacional de Arte Antiga - Link)
-
Josefa de Óbidos, Menino Jesus Salvador do Mundo (1660-1670, Museu Nacional de Arte Antiga - Link)
-
Seguidor de Josefa de Óbidos, O Menino Jesus Romeiro (séc. XVII, Museu de Aveiro - Link)
-
Escultura Indo-Portuguesa, Menino Jesus Bom Pastor (séc. XVII, Museu Grão Vasco - Link)
-
Menino Jesus do Silêncio (séc. XVIII, Palácio Nacional de Mafra - Link)
-
Menino Jesus como Divino Amor (séc. XVIII, Museu de Évora - Link)
-
Coroa e imagem de Menino Jesus (séc. 1.ª metade do XIX, Museu de Évora - Link)
-
Barristas portugueses, Menino Jesus (séc. XVIII, Museu Nacional de Machado de Castro  - Link)
-
Olaria Alfacinha - Estremoz, Menino Jesus (séc. XX, Museu de Arte Popular - Link)
-

7 comentários:

APS disse...

Só faltou o Menino Jesus da Cartolinha..:-)
Bom dia de Natal!

Presépio no Canal disse...

Belas escolhas! Gostei especialmente do primeiro quadro.
Bjnhos! :-)

Margarida Elias disse...

APS - Não conhecia esse Menino Jesus e tive de o pesquisar. É interessante e fico com curiosidade de saber a história associada. Boas Festas!

Sandra - Obrigada e Boas Festas!

ana disse...

Margarida,
É lindíssimo este registo. Gosto muito de Menino Jesus.
O Menino Jesus da Cartolinha, da Catedral de Miranda do Douro é assaz curioso.
Beijinhos. :))

Margarida Elias disse...

Ana - Já vi que tenho de conhecer melhor o Menino Jesus da Cartolinha. Bjns!

LuisY disse...

Gostei muita da sua selecção de Meninos Jesus. Encantei-me com o de Mafra e o do Museu Nacional Machado de Castro.

O Menino Jesus da Cartolinha tem um enxoval de roupas que nunca mais acaba, à semelhança do Menino Jesus de Praga, na República Checa. A propósito deste último, que tem fatinhos oferecidos por Maria Teresa de Áustria, conta-se que terá também um uniforme odado pelo próprio Hồ Chí Minh, o líder comunista do Vietname.

Bjos e boas entradas

Margarida Elias disse...

LuisY - É um tema que me fascina desde criança. Tenho de conhecer melhor o da Cartolinha e o de Praga. Bjs e Boas Entradas!